Agora o desafio era fazer um vídeo clipe para uma música. A canção, que leva o nome de Aquela Menina, é de uma simplicidade única. Gravada ao vivo em estúdio apenas com voz e violão, a ausência de outros instrumentos deixou a faixa ainda mais esplêndida. E como levar isso para o vídeo?

Primeiro, a casinha tinha que estar lá. Aquela casinha citada na canção é, na verdade, o local onde a cantora e compositora Cleide Clara viveu em Carmo da Mata, antes de se mudar para Cláudio. A simplicidade também esteve presente na roupa, nas imagens, nos efeitos. Foram dois dias de gravação.

Impressões

Além do vídeo clipe, produzi pequenos vídeos onde a cantora Cleide Clara e os músicos Pablo Braga e Edgar Henrique falaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido.

A cantora agradeceu a todos que estiveram com ela na realização desse grande sonho. Veja:


Edgar, que fez a harmonização das músicas, contou como foi o convite para participar do CD. Confira:


Pablo Braga, do Studio Musical Adrião, também falou sobre os desafios do trabalho. Veja:



Lançamento do CD “Aquela Menina”

Como forma de divulgar o lançamento do CD Aquela Menina, primeiro álbum da cantora Cleide Clara, foi enviado à imprensa um release sobre o evento. O assunto foi pauta nos jornais Tribuna do Carmo, Tribuna de Cláudio e Super Notícias (de Belo Horizonte).

Veja o release na íntegra:

Cantora carmense lança primeiro CD em Cláudio

Em um evento recheado de simplicidade e delicadeza, a cantora Cleide Clara (38), natural de Carmo da Mata, promoveu o lançamento do primeiro CD, intitulado “Aquela Menina”. O show acústico foi realizado na Sede I do Automóvel Clube de Cláudio na noite de sábado, 4 de junho, com presença de familiares e amigos da musicista. Além das canções autorais presentes no álbum, o público relembrou sucessos do pop, rock e MPB, além de conferir em primeira mão o vídeo clipe da faixa principal que leva o mesmo nome do CD.

Cleide nasceu e cresceu em Carmo da Mata e se mudou para Cláudio aos 23 anos, quando se casou. O desejo de ser cantora surgiu ainda na infância. Após estudos e aprofundamentos, a cantora e compositora participou de bandas de baile e apresentações em barzinhos. Atualmente ela também faz a parte musical em casamentos e é instrutora de canto na Casa das Artes, escola de música em Cláudio.

Trabalho em equipe

O álbum “Aquela Menina” é composto por seis faixas, sendo que Cleide foi responsável pela composição e melodia de todas. Mas ela contou com ajudas fundamentais nesse processo. Edgar Henrique entrou com a parte de harmonização, construindo acordes presentes nas melodias com o desafio de manter os sentimentos de cada canção. A gravação também foi realizada em Cláudio, no Studio Musical Adrião, entre novembro e dezembro de 2014. Nessa parte de produção do CD, Pablo Braga foi responsável por gravar, mixar e masterizar todas as faixas, que também estão disponíveis na internet desde março de 2015.

No evento de lançamento, Cleide não estava sozinha no palco. Ela contou com a presença dos dois músicos que participaram diretamente da realização desse sonho e faz questão de destacar a importância das parcerias. “A gente aprende muito, a gente cresce muito quando ousa alçar voos mais altos. É um desafio muito grande. E eu não fiz só por mim. Eu fiz pelas pessoas que estavam envolvidas comigo em todo o processo de gravação do CD. Pelo envolvimento que o Pablo e o Edgar tiveram, eles mereciam reconhecimento. Porque se não fica ‘a música da Cleide Clara’ e as pessoas não ficam sabendo quem está por trás de tudo. Eu acho isso fundamental. Ninguém faz nada sozinho”, salienta.

Além deles, a apresentação também teve participação especial do marido da cantora, Christian Amorim, no violão – ele também é músico e sempre apoiou e incentivou a carreira de Cleide. O amigo e colega de trabalho Gilberto Souza também participou na percussão.

Planos

Passado o lançamento, Cleide estuda a ideia de levar o show para outros locais, incluindo a cidade natal. “Por enquanto a gente ainda está na na parte de pensar. Eu amo Carmo da Mata, as pessoas. Nunca me esqueço de onde eu vim e minha família está lá. Seria uma oportunidade muito boa para mim levar esse trabalho para outros lugares. Até porque eu acho que o mercado está carente desse tipo de evento. As pessoas sentem falta de ouvir, de prestar atenção, e vimos isso hoje. Eu acredito que as pessoas não aplaudem sem estar sentindo. Foi algo muito espontâneo, tinha uma energia no local, em cada pessoa que entrou aqui. Cada um fez a diferença, as pessoas que estavam aqui escolheram estar aqui”, enfatiza.

O álbum “Aquela Menina” pode ser ouvido na íntegra por meio do YouTube, no canal do Studio Musical Adrião. O CD físico pode ser adquirido com a própria cantora e na Casa das Artes, em Cláudio.

Clipping

Cleide Clara - Aquela Menina (Super Notícias BH)
Nota sobre o evento no Super Notícia (Foto: Kaká Amorim)
  • Produção, imagem e edição: Tatiana Santos
  • Local: Cláudio - MG
  • Ano: 2016