Texto feito para a entrega do título Cidadão Honorário Claudiense, recebido por Américo Eudes de Oliveira. Conhecido como Nety, ele é diretor da Rádio Ind FM, em Cláudio – MG. A cerimônia foi realizada no dia 27 de novembro, no Centro Cultural de Cláudio.

O evento teve presença de várias autoridades e convidados. Ao todo, 11 pessoas foram homenageadas com o título de Cidadão Honorário. Além disso, uma pessoa recebeu o título de honra e mérito, todos escolhidos pelos vereadores.

Américo Eudes (Nety) 

Américo Eudes de Oliveira, de 30 anos, é músico e diretor geral da Rádio Ind FM, em Cláudio. Nety, como é mais conhecido, nasceu em Divinópolis no dia 19 de maio de 1984, filho de Arquimedes Eudes de Oliveira e Vânia Aparecida de Oliveira. Desde janeiro de 2006, mora na Cidade Carinho.

Sua carreira musical teve início por volta de 2000, em Divinópolis. Nessa época, Nety e alguns amigos formaram a banda de rock Wisrrah. Paralelo ao grupo, veio o projeto Strada. A banda tinha um trabalho voltado para o sertanejo se apresentou na primeira Festa da Ind, evento promovido pela emissora de Cláudio, em 2004.

Ainda em Divinópolis, Nety participou de uma banda de Pop/Rock chamada Jukebox. A dupla Lorys & Nety veio em seguida e, em 2005, o casal lançou o primeiro CD: Nossa Festa. Cerca de cinco anos depois, o segundo álbum já estava sendo executado nas rádios: Festão – Ao Vivo.

Em 2008, Américo casou-se com Lorena Moreira dos Santos, filha do Geno, da dupla Gino e Geno. Com ela, o artista teve dois filhos gêmeos: Gabriel e Mikaela, nascidos em 19 de maio de 2012, no dia do aniversário do pai.

Américo iniciou seus trabalhos no rádio em 2006. A Rádio Ind FM passava por uma mudança na diretoria e ele foi chamado pelo Geno para trabalhar na produção e, ao mesmo tempo, auxiliava a futura esposa na direção. Cerca de um ano depois, ele assumiu a direção em definitivo, cargo ocupado até então, contribuindo para o reconhecimento da emissora que leva para a região Centro-Oeste de Minas Gerais o nome da Cidade Carinho.

  • Texto: Tatiana Santos
  • Ano: 2014