Substitua imagens dos posts no WordPress com poucos cliques

postado em: Blog, Como fazer? | 0

Desvantagem de ser gerenciador(a) do layout do próprio site: você nunca está satisfeito! Sempre tem que mudar uma coisa ou outra. Mas talvez um dia você resolva fazer uma reforma geral. Só que substituir imagens, links, textos e etc é uma tarefa um tanto quanto chata. Mas ao menos para a parte de imagens temos uma solução.

Existe um plugin para WordPress que permite a troca desses arquivos direto na biblioteca de mídia. Ou seja: sem aquele trabalho todo de ir de post em post para alterar as fotos. Quer saber como faz? Eu te explico!

Reenviar ou substituir imagens?

Se você tem uma imagem em determinado post e quer trocar por outra, existem dois caminhos. O primeiro, que eu usava até então, é deletar (ou não) a imagem que está no ar e enviar um novo aquivo para o servidor. É simples e todo mundo sabe fazer. Mas se uma imagem está em mais de um post, você precisa acessar da um para alterar. Cansativo, não é mesmo?

Inconformada com essa opção, pesquisei por outra. E eis que encontrei o plugin a seguir cujo nome já diz tudo:

Replace Image

Como substituir imagens com plugin?

Agora vamos lá ver como que faz para usar esse plugin – e é bem simples.

Primeiro clique o link para baixar o plugin: aqui. Você também pode acessar o caminho Plugins > Adicionar novo e pesquisar por “substituir imagens”. Feito isso, você precisa instalar e ativar a extensão.

Com o o plugin devidamente em funcionamento, acesse a biblioteca de mídia, localize a imagem que será substituída e clique na miniatura. Note que já aparece o botão cinza “Replace Image“. E é nele mesmo que você vai clicar agora.

Em seguida vai abrir aquela tradicional janela de upload, porém com algumas diferenças. Agora é necessário selecionar o arquivo novo que vai substituir o antigo. Aguarde a imagem ser carregada para o servidor.

Agora já é possível editar ou inserir títulos, legendas, descrição, etc. Quando estiver tudo ok, clique no botão azul “Replace Image“. Aguarde um pouco para a mudança ser aplicada e quando a página carregar estará pronto!

É muito importante destacar que ao utilizar essa ferramenta, a imagem antiga vai ser deletada de vez. Ou seja, depois você não vai mais ter acesso ao arquivo que foi substituído. A dica é fazer backup para não ter arrependimentos depois.

Provavelmente será necessário fazer uma limpeza de cache após as mudanças. Eu sempre deleto o cache do plugin que uso no site e, quando necessário, também do navegador. Assim as mudanças serão colocadas em prática.

Espero que esse tutorial tenha te ajudado. Até a próxima!

Deixe uma resposta